Terceiro conteúdo para orientar marcas e empresas de Porto Alegre. Essa série iniciou-se quando identifiquei que diversos usuários pesquisavam conteúdos relacionados a marketing digital em Porto Alegre.

Bora lá conterrâneos!

Qual o objetivo da consultoria?

Descobrir em quais momentos da jornada de compra online as redes sociais geram melhores resultados

Sem uma compreensão profunda do comportamento de compra on-line dificilmente conteúdos e campanhas vão ter bons resultados.

A consultoria de marketing digital deve monitorar os resultados e identificar em quais momentos os resultados foram melhores: reconhecimento de marca, consideração de marca ou decisão se compra e até mesmo se as redes sociais participam de mais de um momento da jornada.

A consultoria deve deixar claro que investir em um único canal não gera grandes resultados. Todo usuário percorre um caminho e é dever da consultoria orientar sempre que necessário onde as campanhas em Facebook ou Instagram devem ser posicionadas.

Definir estratégias e planejamento das campanhas de anúncios e impulsionamentos

A consultoria deve orientar qual tom cada campanha deve ter. Parte disso se define quando uma ou mais personas são identificadas e colocadas como público alvo. É necessário a consultoria orientar ou buscar uma curadoria para junto a definição de personas pensar de forma criativa os conteúdos e anúncios.

Lembro que estudando os conteúdos para a certificação Blueprint do Facebook é orientado aos profissionais de marketing digital utilizar imagens de ações reais ou que pareçam reais sem texto publicitário compondo a imagem. Imagens reais chegam a ter 3x mais engajamento.

Definir as pautas de produção de conteúdo e avaliar os resultados da produção com a análise e geração de insights

Quais conteúdos produzir? Muitos conteúdos atraem a atenção do usuário, mas nem todos influenciam na jornada de compra online.

O ideal é no início da consultoria se definir diversos conteúdos e ao longo do tempo através de análise identificar quais participaram mais da jornada. O Google Analytics disponibiliza funcionalidades de análise multicanal facilitando essa identificação.

Quando identificado esses conteúdos a consultoria deve sugerir pautas de conteúdos mais voltadas para os tópicos que tiveram melhores resultados.

Buscar referências e casos de sucesso

A consultoria deve buscar casos de sucesso e referências para auxiliar nas definições de estratégias além de manter o cliente consciente de como os concorrentes estão se posicionando nas redes sociais.

Como medir os resultados?

Avaliar métricas e KPI’s de acordo com a campanha e o momento da jornada de compra online

Um erro comum é avaliar o sucesso de uma campanha somente pelo aumento de vendas. Isso só é válido para campanhas que estão posicionadas no momento de decisão de compra. E mesmo assim só devemos avaliar o aumento nas vendas se existem campanhas ativas para os outros momentos da jornada.

Eu sempre faço um exercício com meus clientes, descrevo o caminho inverso da jornada. Ninguém decide por uma marca que não considera frente a outras, ninguém considera uma marca que não reconhece e ninguém reconhece uma marca sem presença digital!

Se uma campanha está posicionada para o início da jornada então a frequência de exposição de anúncios e conteúdos para os usuários é determinante para medir resultados para esse momentos. Se o momento é a consideração de marca então engajamento e cliques por exemplo podem ser métricas boas para avaliar os resultados. Para a decisão utilizamos métricas que nos demonstrem interesse em uma promoção ou compra por exemplo, como cadastro para obter uma promoção e finalização da compra.

A consultoria deve apresentar relatórios de performance das campanhas levando em conta o momento da jornada.

Identificar o impacto das campanhas nas vendas online e offline

Além de medir o resultado final de todas as campanhas na jornada de compra on-line é importante também identificar se houve um aumento nas vendas offline.

Muitos clientes são impactados por campanhas online e finalizam a jornada pelo telefone ou até mesmo visitando o endereço da empresa. Por isso é importante a equipe de atendimento ter no seu script de atendimento uma pesquisa rápida para identificar a origem do cliente.

Como contratar?

A importância de inicialmente avaliar as métricas e identificar a média mensal de vendas online e offline

A consultoria deve apresentar uma proposta de produção de conteúdo semanal. Esse volume de produção vai definir os custos adicionais junto a agência digital responsável pela produção ou a necessidade de alocação de um profissional da empresa que assuma a responsabilidade de produzir os conteúdos pautados pela consultoria.

Geralmente as agências cobram por hora. Mas a consultoria deve estabelecer uma previsão de horas alocadas por conteúdo produzido e assim possibilitar um cálculo mais real de custo mensal em produção de conteúdo.

Outro fator importante é definir o escopo de atendimento da consultoria. Quantidade de relatórios, reuniões presenciais ou remotas, canais e horários de atendimento e metas de performance.

Identificar uma média de produção de conteúdo mensal e competitiva

Uma maneira de identificar uma média mensal inicial de produção de conteúdo é fazer um mapeamento comparativo entre os principais concorrentes. Um mapeamento além de estabelecer essa média de produção inicial ajuda a identificar os tópicos de maior engajamento dos concorrentes e assim ser mais assertivo na produção de conteúdo e campanhas nas redes sociais.

Eu disponibilizo um teste gratuito de mapeamento multicanal de concorrentes aqui.

Quer contratar uma consultoria com foco em performance em campanhas para Instagram e Facebook?

Alguns dos planos que disponibilizo para consultoria contempla otimização de campanhas para Instagram e Facebook além de um relatório mensal de performance. Você pode dar uma olhada nos planos aqui.

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