Seguindo a série de conteúdos direcionados para marcas e empresas de Porto Alegre vou esclarecer dúvidas e comentar os principais tópicos relacionados ao Facebook na hora de contratar uma consultoria de marketing digital.

Os tópicos são semelhantes aos tópicos para Instagram, mas alguns extras são importantes.

Bora lá conterrâneos!

A importância da análise de comportamento

A consultoria em Facebook ou agência digital responsável pelo planejamento da produção de conteúdo devem fazer análise de comportamento frequentemente para identificar quais tópicos e tipos de conteúdo (vídeo, foto, card, etc.) geram maior engajamento dos fãs.

Não adianta ter um ótimo conteúdo se ele não “conversa” com seus fãs. Os seguidores têm uma expectativa em interagir com conteúdos que consideram interessantes acompanhar no Facebook. É dever da consultoria identificar quais são esses conteúdos. Por isso a importância da análise de comportamento ser frequente ou no mínimo mensal.

Em qual momento da jornada de compra online o Facebook gera melhores resultados?

É importante ter consciência de que um canal digital por si só não é efetivo em vendas. Todo usuário tem um comportamento de compra on-line. E esse comportamento é multicanal, ou seja, Instagram e Facebook fazem parte da jornada mas não são o todo.

A consultoria de marketing digital deve identificar em qual momento da jornada o Facebook obtêm melhores resultados. Isso vai possibilitar definir principalmente quais conteúdos produzir.

A jornada de compra on-line tem três momentos: reconhecimento de marca, consideração de marca e decisão de compra.

Se você quiser saber mais sobre a jornada multicanal clique aqui.

Qual a frequência de publicação ideal?

A frequência de publicação é onde vai pesar mais no seu bolso. Quanto mais conteúdo semanal mais horas alocadas para produção. É difícil iniciar uma estratégia para o Facebook já sabendo a frequência ideal, mas pode-se ter um norte estudando a frequência de publicação dos concorrentes, cruzando isso com o engajamento dos seguidores e assuntos dos conteúdos.

Eu disponibilizo um teste gratuito de Mapeamento Multicanal de Concorrentes que vai ajudar a descobrir a frequência inicial ideal comparando com seus principais concorrentes nos diversos canais digital, incluindo Instagram e Facebook. Solicite o teste gratuito aqui.

A humanização da marca com o uso do historys, lives e eventos

O historys tem um alto engajamento, mas quando o conteúdo tem um teor mais “humano”, com imagens e vídeos do dia a dia. Nos historys é onde você deve publicar aquele happy hour da empresa, o coffee break da equipe, os treinamento internos, etc.

A consultoria deve orientar você nisso, apresentando exemplos, definindo um cronograma e frequência de publicação.

Lives

As lives com certeza são um ponto muito forte do Facebook e as marcas devem explorar isso ao seu favor. Uma consultoria de marketing digital deve definir tópicos, eventos e ações que podem ser transmitidos por lives, além de orientar a equipe de produção de conteúdo a produzir conteúdos pós-live para aumentar ainda mais o engajamento.

Eventos

Para algumas marcas os eventos já fazem parte das estratégias de engajamento para outras não passam de funcionalidades em desuso. Então porque alguns eventos obtêm tanto engajamento e outros não? A resposta é a curadoria de conteúdo e o engajamento de influenciadores com o evento. Eventos com alto engajamento possuem conteúdos exclusivos e a interação de influenciadores potencializa o envolvimento dos demais usuários.

A consultoria pode auxiliar na busca da curadoria e identificação de influenciadores que possam potencializar o sucesso do evento.

A identidade visual do conteúdo

Algo que me chama muito atenção nas diversas consultorias que fiz e faço e até mesmo acompanhando casos de outras marcas é o alto engajamento que imagens e vídeos “limpos” de texto publicitário conseguem. Na documentação de estudos para a certificação Blueprint do Facebook diz que imagens com uma composição mais próxima de uma ação real sem textos compondo a imagem tende a ter 3x mais engajamento.

Então o bom gosto deve prevalecer nas imagens e vídeos. A consultoria deve junto a equipe de produção de conteúdo orientar com casos e exemplos e principalmente com insights e análises de comportamento.

Quer contratar uma consultoria com foco em performance em campanhas para Instagram e Facebook?

Alguns dos planos que disponibilizo para consultoria contempla otimização de campanhas para Instagram e Facebook além de um relatório mensal de performance. Você pode dar uma olhada nos planos aqui.

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