Gastronomia é algo que vai muito além de ingredientes. Na realidade os ingredientes são palavras que contam uma história. Um prato além de contar uma história, representa uma cultura, um acontecimento importante. A culinária local preserva uma identidade e mantêm viva uma tradição. Gastronomia alimenta o corpo e alma, com sabores, aromas e cores.

Sabendo de todo esse significado forte que a gastronomia tem na vida das pessoas, acaba sendo uma desonra a todo esse significado representar um prato somente com uma descrição rasa dos ingredientes e um preço. As pessoas merecem e devem experimentar todos esses significados, valores, sentimentos e emoções que um prato guarda.

Pensando nisso vou dar 7 Dicas de conteúdos que vão ajudar muito seus pratos terem a percepção de valor real que merecem! :)

1 – Seu prato conta uma história que começa pelos ingredientes. Pare para pensar nos queijos. Eles são um ótimo exemplo de guardiões de histórias locais. Existem queijos muito raros que são feitos em regiões onde o clima muito peculiar influência no sabor e textura. Queijos fazem parte da explosão de sabores de muitos pratos. Porque não contar a história desse queijo derretido ou que faz parte do super molho que cobre aquele bife suculento? Rsrsrsrs :)

Isso só usando o queijo como exemplo, mas diversos ingredientes possuem uma grande história por trás. Os peixes e frutos do mar, a região onde a pesca aconteceu, a estação, tudo compõe um livro digno de ser contado, porque escrito sobre o prato já está. Conte histórias, elas podem ser passadas adiante ;)

2 – Curiosidades aumentam o apetite. Eu falo muito da importância em se produzir conteúdo relevante e criativo para gastronomia. Dos diversos restaurantes que visitei nenhum me proporcionou um conteúdo digital que explora-se as curiosidades dos pratos do restaurante. Me lembro da minha viagem a Pernambuco e da minha curiosidade como gaúcho em relação a carne de sol. O garçom me deu uma aula sobre o processo de preparo da carne, fez até referência ao charque do sul, achei curioso e isso me levou a experimentar a carne. Apesar de eu achar uma carne bem salgada o valor da experiência foi muito maior graças aos saberes daquele garçom. Mas isso aconteceu por que eu tive a iniciativa em perguntar sobre, a pergunta é… Porque isso não entra na experiência do cliente? Principalmente daqueles clientes que solicitam uma reserva através do site e que tenham chegado ao site por conteúdos relacionados a cultura local, pratos típicos e afins?! Reforçar o valor dos pratos com sua história através de conteúdos que podem ser distribuídos por um fluxo de nutrição de leads só reforça o valor da experiência e a garantia da reserva.

3 – O preparo é a obra do maestro. Um prato com um visual bonito, somado a um sabor especial teve um maestro por trás… O chef! Um conteúdo com um tom de surpresa em relação ao processo de preparo é algo enriquecedor para o prato. E não é necessário passar a receita (rsrsrs) mas chamar a atenção para o preparo de um ingrediente como o cozimento a vapor com ervas do peixe que é o centro daquele prato especial :) Experimente contar isso com um tom de surpresa e satisfação e veja a reação do cliente. A expectativa de experimentar o sabor de algo tão especialmente preparado faz toda diferença na decisão do cliente.

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4 – O aroma é sedução. Que tal dedicar um conteúdo especial onde você conta a história dos condimentos e temperos que são utilizados nos pratos? Some a isso uma descrição do aroma de forma poética e gere uma expectativa digna de um romance. O aroma seduz.

5 – A sugestão da próxima história. Clientes que chegaram ao restaurante pelo site dão a possibilidade de serem impactados pós experiência. Pensar em um conteúdo bem direcionado com uma pesquisa de satisfação do atendimento e do sabor do prato convidando o mesmo para uma nova experiência pode aumentar a taxa de retorno.

6 – O quizz que anuncia uma promoção. Experimente pegar os dois pratos mais pedidos e soltar um quizz nos perfis das redes sociais do restaurante perguntando com o prato merece uma promoção. Um quizz como esse além de gerar um alto engajamento, gera expectativa por partes dos usuários e clientes. Vale contar uma história breve de cada prato para agregar ainda mais valor e aumentar ainda mais a expectativa dos usuários.

7 – A super ação do dia do convidado. Que tal uma campanha promovendo um dia super especial para o usuário mais engajado do mês?! Um convite para um super jantar, com direito a fotos e entrevistas? Um experiência como essa com certeza será muito reconhecida e pode gerar um alto engajamento dos seguidores e fãs.

Eu já dei diversas dicas de conteúdos para restaurantes aqui no blog, mas achei importante dar um foco na experiência e a construção de conteúdo relevante e rico que a experiência do cliente pode gerar para o restaurante. Apostar na experiência é o caminho mais certo para restaurantes nos canais digitais.

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