Fiz uma análise dos principais restaurantes de Porto Alegre posicionados nos resultados orgânicos do Google e dessa análise extrai 5 dicas de SEO para restaurantes.


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A importância da jornada de compra on-line

Primeiro você deve compreender o comportamento de compra on-line e o quanto ele é importante para a estratégia de SEO do seu restaurante.

A busca do Google é muito utilizada por usuários que estão no início da jornada. Quando usuários desconhecem quais restaurantes estão abertos em determinado dia da semana e a noite, eles podem buscar por restaurante aberto agora ou restaurante perto de mim. Esses são exemplos reais e só para você ter uma idéia, essas buscas possuem em média 1 mil a 2 mil buscas mensais no Google na grande Porto Alegre.

No início da jornada é onde as estratégias para início atraem tráfego qualificado para aquisição de novos clientes. É nesse momento que os usuários têm o primeiro contato com o site do restaurante gerando reconhecimento de marca.

Certo, você já entendeu a importância do SEO para o seu restaurante, vamos as dicas.

1 – O volume de produção de conteúdo ideal para otimização para mecanismos de busca

O restaurante melhor posicionado possui mais de 700 páginas indexadas no Google. É um alto volume frente aos demais restaurantes então pensando em posicionamento frente a concorrência é importante ter uma meta alta de produção de conteúdo mensal. Nem todas as urls indexadas são de conteúdos produzidos para blog, muitas urls, são de paginação do blog, categorias, paginação de posts por categoria, etc. Se você publicar 4 conteúdos semanais no blog do restaurante então serão 16 conteúdos mensais. Em um ano serão 192 conteúdos produzidos e indexados. É uma quantidade boa pensando em conteúdo em texto indexado e otimização para SEO.

2 – A importância do site do restaurante ser responsivo

A maioria dos sites de restaurantes que analisei tem mais de 90% do seu tráfego por acesso mobile. Por isso é muito importante o site ser responsivo e ter uma boa velocidade de acesso.


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3 – Volume de palavras-chave ideal

Isso tem forte relação com a produção de conteúdo além da diversidade de assuntos relacionados aos pratos, receitas, dicas gastronômicas, etc. Pra você ter uma ideia o restaurante com maior volume de palavras-chave indexadas ultrapassa as 8 mil palavras-chave! Por isso é muito importante planejar uma diversidade de assuntos para a produção de conteúdo. Faça uma lista de assuntos relacionados a receitas, drinks, entrevistas com clientes e personalidades da gastronomia, pesquisas, história da gastronomia, etc.

4 – Onde buscar backlinks

Um dos restaurantes que analisei ultrapassou os 230 mil backlinks! Assustador! Backlinks são urls externas que podem direcionar tráfego para o site do restaurante. Quanto mais autoridade em gastronomia, culinária, receitas o site que está referenciando mais peso tem o backlink. Essas referências são consideradas pelo algoritmo de indexação do Google, então buscar conseguir mais referências deve fazer parte da estratégia de SEO para Restaurantes.

Sites como Tripadvisor, Destemperados, Thefork além de blogs e sites voltados especificamente para turismo como Quero Viajar mais, Skyscanner, entre outros podem ser utilizados para divulgar o site do seu restaurante e podem contabilizar bons backlinks.

5 – As serps de sucesso

As serps são os resultados orgânicos das buscas. Ela tem um título, uma descrição e url. Mas também pode conter extensões como urls de áreas específicas do site, imagens, etc. Você pode estruturar melhor a maneira como o Google pode exibir suas páginas nos resultados orgânicos, através do uso de dados estruturados.

Analisando os melhores resultados para restaurantes em Porto Alegre vi que a maioria dos resultados são comparativos e avaliações. Por isso indico aos restaurantes utilizarem CTA’s (call-to-actions) com chamadas como: Veja os 5 drinks mais pedidos no restaurante, Veja os 5 pratos mais elogiados do restaurante, Saiba qual o sabor de caipirinha campeã do Restaurante, etc.

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Conclusão

São dicas rápidas e bem objetivas, mas não subestime elas! Aplique essas dicas na estratégia de SEO do seu Restaurante, com certeza os resultados virão com o tempo. SEO trás resultados a médio e longo prazos mas os resultados sempre são ótimos e atraem tráfego novo e qualificado, então para aquisição de novos clientes é um ótima e vital estratégia digital.

Eu disponibilizei um Mapeamento Multicanal Comparativo para Restaurantes de Porto Alegre no mês de Janeiro, o download é Gratuito e vale muito para você ter uma visão mais detalhada e analitica de como os restaurantes estão posicionados no Google , Facebook e Instagram.

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