O Consultório Fernanda Reali atua atendendo pacientes que necessitam de tratamentos de recuperação dos movimentos, pós-operatório cirúrgico, prevenção e tratamento de lesões.

Implementações para diagnóstico e pré-análise

Após implementação do Google Analytics e Google Search Console um diagnóstico completo da experiência do usuário foi feito e somado a isso uma análise estrutural do site possibilitou identificar ajustes necessários na estrutura e navegação além de melhorias nos conteúdos institucionais.

Diagnóstico

A página inicial do site continha somente duas imagens clicáveis que direcionavam o usuário para estruturas de navegação diferentes. Isso não permitia ao usuário conhecer os demais serviços do consultório se assim deseja-se durante a navegação, obrigando o mesmo a retornar para a página inicial e selecionar outra opção de navegação.

Foi identificado que a navegação do site ficava muito prejudicada com o menu geral de navegação. O menu exibia uma estrutura diferente conforme a navegação do usuário avançava e isso dificultava o retorno do usuário a páginas anteriores.

Os conteúdos das páginas institucionais estavam em parágrafos muito grandes tornando a leitura cansativa e de difícil memorização.

Planejamento de melhorias

  • A página inicial foi removida possibilitando ao usuário acessar uma home com maior diversidade de opções de navegação e conteúdo
  • O menu foi unificado disponibilizando itens iguais em toda a navegação
  • Os conteúdos foram reestruturados utilizando recursos mais visuais como listas, negritos e parágrafos menores. Com isso a leitura tornou-se mais visual e de fácil memorização.

Resultados

Com a navegação unificada e conteúdos institucionais melhores estruturados a taxa de rejeição geral do site caiu de uma média de 70% para uma média mensal de 1,68%.

O que é a taxa de rejeição?

O usuário chega ao site por uma página de entrada. Essa página de entrada pode ser a home, um post do blog ou alguma outra url do site. Quando um usuário chega ao site por uma página de entrada e saí desta página sem interagir com alguma outra página, então houve uma rejeição. Quanto maior for a taxa de rejeição maior é o número de usuários que chegou ao site por alguma pagina de entrada e não interagiu com alguma outra página além da página de entrada.

A taxa de rejeição é uma métrica muito importante na avaliação da qualidade do conteúdo e navegação do site. Além de ter grande impacto em estratégias de busca orgânica (Google) e publicidade contextual como Google Ads.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *