O bar e restaurante 512 é um espaço cultural que mistura arte, música e gastronomia. Consolidado na noite porto alegrense, localiza-se na Cidade Baixa, um reduto boêmio e cultural de Porto Alegre. Na gastronomia disponibiliza um cardápio com pratos que levam o nome de músicas de artistas nacionais e locais. Além de drinks especiais que levam também nomes de músicas consagradas.

Implementações para diagnóstico e pré-análise

Após implementação do Google Analytics e Google Search Console um diagnóstico completo da experiência do usuário foi feito e somado a isso uma análise estrutural do site possibilitou identificar ajustes necessários na estrutura e navegação além de melhorias nos conteúdos institucionais.

Diagnóstico e planejamento de melhorias

Verificamos que o site concentrava a maior parte do seu tráfego em áreas bem específicas do site, relacionadas aos serviços. A alta taxa de rejeição também devia-se também a home do site e a estrutura de navegação que a mesma disponibiliza aos usuários. Foi definido mudanças na home e em algumas páginas de serviços acrescentando mais opções de interação para o usuário.

Também foram pautados conteúdos que poderiam vir a agregar mais valor a gastronomia da casa. Esses conteúdos conteúdos foram estilizados utilizando negritos para destacar as principais palavras-chave além de serem pensados para uma otimização de busca orgânica utilizando expressões importantes para o posicionamento. Também foram linkados conteúdos internos que possibilitasse aos usuários expandir a leitura de outros conteúdos.

Resultados

Com os conteúdos internos melhores estruturados e com a home passando por mudanças o site começou a obter uma queda da taxa de rejeição de variando de 10% a 20% por mês.

Isso fez com que outras métricas importantes tivessem um aumento positivo o volume de visualizações de páginas teve um aumento +10,12% em média por mês nos últimos 5 meses assim como o volume de páginas por sessão com um aumento de +16,58% em média por mês nos últimos 5 meses.

O que é a taxa de rejeição?

O usuário chega ao site por uma página de entrada. Essa página de entrada pode ser a home, um post do blog ou alguma outra url do site. Quando um usuário chega ao site por uma página de entrada e saí desta página sem interagir com alguma outra página, então houve uma rejeição. Quanto maior for a taxa de rejeição maior é o número de usuários que chegou ao site por alguma pagina de entrada e não interagiu com alguma outra página além da página de entrada.

A taxa de rejeição é uma métrica muito importante na avaliação da qualidade do conteúdo e navegação do site. Além de ter grande impacto em estratégias de busca orgânica (Google) e publicidade contextual como Google Ads.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *