O que uma consultoria em SEO deve entregar como resultado?

Pode parecer óbvio que resultado para uma empresa que contrata uma Consultoria em SEO seja vendas! Mas esse aumento em vendas não ocorre por acaso e não de forma imediata, há um processo e esse processo pode levar tempo se o segmento de mercado que sua empresa atua tem forte concorrência nos resultados orgânicos do Google.

É preciso ter consciência, não existem atalhos. Estratégias para SEO de sucesso dependem de uma força conjunta entre o consultor de SEO e a empresa. Um bom consultor não alimenta ilusões de sucesso rápido, muito pelo contrário, ele desfaz os mitos e esclarece dúvidas importantes, que terão impacto direto no posicionamento da empresa na execução do planejamento, além de fomentar grande impacto na cultura digital da empresa. Tudo isso se deve ao fato de que resultados positivos em SEO exigem além da produção de conteúdo relevante, original e de qualidade uma série de mudanças do comportamento interno da equipe de marketing, atendimento e suporte da empresa.

Essa grande mudança ocorre principalmente porque áreas da empresa que antes eram deixadas de lado nas estratégias digitais passam a atuar de forma mais direta no marketing digital. O suporte é um ótimo exemplo: geralmente uma empresa que não produz conteúdo para SEO não explora conteúdos de auxílio para o suporte como parte da estratégia. Mas os conteúdos para suporte atraem grande tráfego qualificado, além de atuarem auxiliando a equipe de atendimento e suporte minimizando tickets de atendimento.

Então uma estratégia de SEO de sucesso vai repensar a maneira como sua empresa é percebida pelo cliente além de repensar e reposicionar os serviços agregados ao produto ou serviço final. O impacto positivo no relacionamento com o cliente é grande.

Mas a consultoria em SEO possui outras entregas importantes que vão ser determinantes não só nos resultados mas na participação da empresa nas tomadas de decisão e participação do processo de execução das estratégias.

Reunião inicial de briefing

A consultoria em SEO não deve começar sem uma reunião de briefing. Por mais claro que seja o objetivo em posicionar o site da empresa nos primeiros resultados orgânicos, dúvidas técnicas e a busca por maior entendimento dos conceitos envolvidos em uma estratégia de SEO devem ser esclarecidos pelo consultor, e é na primeira reunião de briefing que todos esses pontos são levantados e discutidos.

É muito importante a empresa ter um entendimento correto dos esforços envolvidos para uma estratégia de SEO ter sucesso.

“Já vi muitas empresas sabotarem a própria estratégia por não ter um entendimento profundo da estratégia e deliberar demandas que prejudicava a execução da estratégia.”

Alguns conceitos e assuntos importantes para esclarecer no briefing são:

  • Significados das métricas e KPI’s envolvidos na análise de resultados;
  • Conceitos como Experiência do Usuários e usabilidade;
  • Compreensão das principais funcionalidades das ferramentas utilizadas na consultoria em SEO tais como: Google Analytics, Google Search Console, Google PageSpeed e outras;
  • Escopo do atendimento da consultoria: canais de comunicação, tempo de resposta, dias e horários de atendimento, etc.;
  • E principalmente qual o papel fundamental da consultoria em SEO.

Diagnóstico de SEO

O Diagnóstico de SEO é fundamental para iniciar a consultoria. Esse diagnóstico exige uma avaliação técnica do site para identificar inconsistências na estrutura do site. Problemas de navegação que podem prejudicar a experiência do usuário na navegação, conceitos aplicados de usabilidade como cores de fontes e fundos que podem prejudicar a leitura do conteúdo, uso de pop-ups que podem ocultar conteúdos do usuário, além de recursos tecnológicos como implementação do Google Analytics, Google Search Console e toda suíte de soluções de marketing digital que a consultoria em SEO pode vir a utilizar para fazer uma web análise completa.

Checklist organizado para diagnóstico

  • Checar se o script de acompanhamento do Google Analytics está implementado em todas as páginas do site que serão analisadas o comportamento tráfego;
  • Checar se o Google Search Console está implementado no site para acompanhar o comportamento de exibição das urls do site nos resultados orgânicos;
  • Checar a velocidade de carregamento do site utilizando o Google PageSpeed para identificar possíveis melhorias no site;
  • Disponibilidade de Sitemap XML para automatizar a indexação de novas urls do site;
  • Configuração do arquivo robots.txt;
  • Configuração da conta da empresa no Google Meu Negócio;
  • Identificar páginas indexadas com erro 404 (página inexistente);
  • Identificar imagens e links quebrados;
  • Definição da persona principal;
  • Identificação das principais palavras-chave;

Mapeamento Multicanal comparativo de concorrentes

Compreender o comportamento de compra on-line é vital para uma campanha de sucesso em SEO. Se você não identificar em quais momentos da jornada de compra a busca orgânica atua com maior influência, dificilmente seus resultados em busca orgânica serão efetivos e positivos. Lembre-se que não há atalhos, se os demais canais digitais não possuem campanhas em execução, você está negligenciando o marketing digital.

A jornada de compra online é multicanal e três momentos definem essa jornada: reconhecimento de marca, consideração de marca e decisão de compra. Então vale a leitura desse caminho de trás pra frente para melhor entendimento da importância de ter campanhas em execução durante esses três momentos… Uma pessoa dificilmente vai decidir por uma marca que não considera melhor frente a outras, assim como uma pessoa dificilmente vai considerar uma marca que não reconheça!

Algo ainda mais importante é que essa jornada é comparativa, principalmente na busca orgânica, onde o usuários recebe diversos resultados relevantes para uma busca. A tendência do usuário acessar mais de um resultado é grande, principalmente no início da jornada que é o momento onde ele desconhece as marcas que possuem uma solução para o seu problema. O posicionamento frente aos concorrentes nesse momento é muito importante para gerar mais reconhecimento e consideração de marcas e garantir a aquisição de novos clientes.

Um mapeamento multicanal vai posicionar a estratégia ideal de SEO e pautar os principais assuntos que devem ter conteúdo relevante produzido.

Planejamento da produção de conteúdo para SEO

Com o mapeamento multicanal comparativo de concorrentes é possível identificar qual o volume de urls indexadas dos concorrentes no Google, além de identificar também o volume de produção de conteúdo mensal. Os concorrentes melhor posicionados também podem disponibilizar informações importantes como os assuntos de foco na Produção de Conteúdo para SEO.

Checklist para planejamento da produção de conteúdo junto a consultoria em SEO

  • Cronograma de conteúdos a serem produzidos mensalmente;
  • Cronograma ajustado com dias da semana e horários para publicação;
  • Estrutura de tópicos e subtópicos principais para a produção de conteúdo;
  • Curadoria para disponibilizar fontes relevantes de conteúdo para auxiliar nas pesquisas e produção do conteúdo;
  • Indicação de ferramentas profissionais para gerenciar a produção de conteúdo em equipe;
  • Dicas para criação de bons CTA’s;
  • Estratégia para gerar backlinks;
  • Revisão técnica do conteúdo para SEO.

Definição de metas a curto, médio e longo prazo

Sabendo de todo o planejamento envolvido para uma estratégia de SEO ter sucesso é possível perceber que os resultados não são imediatos e que existe um processo e caminho para chegar a esse sucesso.

Cada momento deve possuir métricas e metas para saber que os passos estão na direção do sucesso. Por isso é importante a consultoria em SEO definir e expor quais serão essas métricas e metas avaliadas em cada etapa da estratégia.

Metas a curto prazo

  • Pautar a produção de conteúdos diversos relacionados às principais palavras-chave;
  • Melhorar a taxa de rejeição desses conteúdos;
  • Identificar em qual momento da jornada multicanal a busca orgânica atua;
  • Identificar quais conteúdos atraem tráfego qualificado participando da geração de leads;

Metas a médio prazo

  • Identificando quais os conteúdos com maior resultado e definir nova pauta de produção mensal focada nesses assuntos;
  • Melhorar a taxa de rejeição desses conteúdos;
  • Identificar se esses conteúdos aumentaram o volume de tráfego orgânico;
  • Identificar se esses conteúdos efetivamente geraram mais leads;
  • Identificar se a janela de loopback aumentou – tempo da primeira sessão até a conversão;

Metas a longo prazo

  • Seguir com a melhora da taxa de rejeição dos conteúdos;
  • Seguir com o foco da produção de conteúdo nos assuntos com maior participação na geração de leads;
  • Iniciar a definição de pauta de produção de conteúdo orgânico planejado para nutrição de leads – Momento em que a consultoria em SEO deve iniciar estratégias e avaliar o impacto dos resultados orgânicos na qualificação de leads;

É importante observar que as metas a longo prazo geralmente são negligenciadas pela maioria das empresas que contratam uma consultoria em SEO. Hoje é possível utilizar diversas ferramentas de automação de marketing para fazer nutrição de leads e que essa nutrição também deve ser pensada levando em conta os resultados orgânicos. Durante o processo de atendimento comercial muitos leads seguem aprofundando o conhecimento relacionado a solução em negociação, é importante nesse momento construir um posicionamento de conteúdos que podem auxiliar na derrubada de possíveis objeções que a equipe comercial pode enfrentar na negociação.

Isso não anula a necessidade da equipe de vendas investir nos demais canais e ferramentas de automação de marketing e nutrição de leads. O que deve ser levado em conta é que a busca orgânica pode ser e deve ser uma força a mais na nutrição de leads.

Casos de Sucesso de SEO

Feedback do processo de execução do planejamento

Por experiência garanto que feedback é garantia de qualidade no atendimento e entrega de resultados além de evitar frustração dos dois lados. Ter certeza de que o cliente compreende o que cada ação representa na execução da estratégia de SEO é importante. Isso alinha as expectativas e proporciona um relacionamento positivo entre a consultoria e a empresa.

Uma dica é organizar pautas, ações e definições em um Kanban. O Kanban é uma metodologia que utiliza cartões para representar tarefas onde esses cartões são movimentados dentro de um fluxo de evolução da realização da tarefa. Esse fluxo é organizado em quadro composto por colunas, onde cada coluna representa um status de evolução.

Diversas ferramentas de gerenciamento de projetos utilizam Kanban como metodologia. Eu utilizo o aplicativo Trello que é gratuito e possui todos os recursos para organizar tarefas. Cada consultoria que inicio eu crio um quadro onde adiciono um card para cada tarefa que tenho que realizar. Esse quadro eu compartilho com o cliente e assim ele tem a possibilidade de verificar em qual etapa da execução a tarefa se encontra.

Por isso é importante a consultoria disponibilizar uma maneira rápida do cliente verificar o andamento da execução da estratégia de SEO.

Relatório mensal de resultados e geração de insights

Com metas, planejamento de conteúdo, metodologia de organização de tarefas definidos é possível ter um relatório de resultados completo, coerente com a estratégia, planejamento e execução da estratégia de SEO.

O mais importante no relatório é relacionar o impacto que cada etapa e tarefa gerou no resultado final. Somente assim é possível ser assertivo na análise dos resultados e identificar pontos onde um esforço maior é necessário para buscar uma melhora dos resultados.

Checklist de pontos importantes para um relatório de resultados

  • Destaque para os pontos de aumento e queda das principais métricas;
  • Identificação das ações executadas e qual o impacto delas no aumento e queda dos resultados;
  • Comparativos de resultados entre campanhas;
  • Comparativos de resultados entre meses e mesmo períodos do ano anterior;
  • Relatório de posicionamento das páginas nos resultados orgânicos e a taxa de rejeição dessas páginas;
  • Volume de conversões com participação da busca orgânica;
  • Volume de conversões assistidas vs de último clique;
  • Insights de reposicionamento da estratégia de SEO.

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