Checklist para SEO | 10 Dicas de como estruturar conteúdos para otimização

Uma estretégia de SEO de sucesso depende de conteúdo estruturado para ter alta relevância para os usuários e uma indexação pelos algoritmos de busca que posicione o site de forma competetiva frente aos concorrentes.

Esse post tem como objetivo listar 10 dicas para produção de conteúdo para SEO. São dicas de otimização de conteúdo que podem ser implementadas em sites de qualquer tipo de negócio, seja ele restaurantes, academias, varejo online, etc.


Você está procurando uma consultoria em SEO? Por favor clique [ aqui ]

1 – Ter conhecimento de HTML

Ter domínio de HTML vai possibilitar estruturar o conteúdo da melhor forma possível. A aparência e marcações importantes são feitas em HTML.

Título e subtítulos são definidos utilizando uma ou mais tags tais como: H1, H2 ou H3. Negritos, sublinhados, itálicos, marcações de situações, etc. O HTML tem o maior número de recursos para estruturar com maior assertividade conteúdos de sucesso em SEO.

2 – Pensar o “esqueleto” do conteúdo

É aqui que a coisa começa a ficar séria. A maior dica que posso dar a você é que você deve pensar no conteúdo como um corpo. Sair escrevendo de forma intuitiva não é a melhor maneira de produzir um conteúdo planejado para SEO.

Pensar nos principais subtópicos é a melhor maneira de começar. E se possível expandir subtópicos dentro dos subtópicos definidos. Aí então você terá um esqueleto sólido e mais completo de um conteúdo planejado para SEO.

É importante utilizar o máximo de recursos em HTML para estruturar seus conteúdos para SEO. Utilizar listas também deve falar parte da estrutura do conteúdo. Exemplos de listas são: vantagens, benefícios, problemas, dúvidas, etc.

Após definir tudo então é o momento de preencher esse esqueleto com conteúdo.

Uma dica é você pesquisar no Google pelo assunto que você vai escrever. Pegue os 10 conteúdos melhor posicionados no resultado e faça uma análise estrutural deles. Com essa análise você vai conseguir definir o esqueleto inicial do seu conteúdo além de identificar as principais palavras-chave relacionadas que compõe o conteúdo.

É através da verificação que você comprova a propriedade do site ou aplicativo e passa a ter acesso aos dados de pesquisa do Google.


Você quer saber O que é uma consultoria em SEO? Clique [ aqui ] para saber mais.

3 – Estrutura do título

O título é o crânio nessa brincadeira de esqueleto (rsrsrs). Pensar na estrutura do link vai garantir melhor resultados.

Existem Consultores de SEO que apostam em títulos chamativos, mais sensacionalistas, outros preferem títulos mais sóbrios. Eu vejo que cada assunto merece o título que tem! Observar o seu conteúdo é importante por que do que adianta um título engraçado e chamativo se o assunto é sério? Pode destoar da proposta do conteúdo.

Mas existem alguns ponto que devem ser levados em conta independente do tom de chamada do título. Primeiro é que a palavra-chave principal do conteúdo deve estar presente no título, preferencialmente o mais próximo do início. Segundo é que o título deve deixar claro de modo geral do que se trata o conteúdo relacionado ao assunto pesquisado. Existem diversas técnicas de SEO certo? Então eu digamos que eu esteja escrevendo um conteúdos com técnicas de SEO para Restaurantes e que essa técnicas são com foco na distribuição do conteúdo em redes sociais. Meu título poderia ser “Técnicas de SEO para Restaurantes utilizando o poder das redes sociais” isso é muito mais relevante do que somente “Técnicas de SEO para o seu site”. Conseguiu pegar a idéia da coisa toda?

4 – O 1º parágrafo

Se o título é o crânio o primeiro parágrafo é o cérebro. É importante o primeiro parágrafo ser objetivo e descrever de forma geral qual a proposta do conteúdo e quais os principais benefícios que o conteúdo vai trazer ao final da leitura.

É importante o primeiro parágrafo conter a principal palavra-chave e se possível mais duas palavras-chave relacionadas ao assunto principal. Também é importante marcar essas palavras em negrito dando maior destaque e importância para as palavras-chave mais importantes.

Algo pouco utilizado nas estratégias de SEO que vejo é a ancoragem dessas palavras-chave importantes contidas no primeiro parágrafo com os subtítulos respectivos. Isso é um grande estímulo para que o usuário avance para o restante da leitura do conteúdo.

5 – Mapear referências externas com alta relevância

Um conteúdo bem otimizado depende de muita pesquisa relacionada ao assunto. Por mais expertise que você tenha sobre o assunto, manter-se atualizado é parte do processo de ser reconhecido como especialista.

Apontar boas referências aumenta a credibilidade do seu conteúdo para o usuário e isso tem grande impacto na taxa de retorno. É comportamental nosso acessar diversas fontes de pesquisa durante o início do processo de aprofundamento de um assunto. Se os conteúdos do seu blog conectar os usuários com fontes relevantes a chance de retorno e reconhecimento do usuário é maior. O jornalismo explora muito isso e nós creditados mais veracidade na notícia quando mais fontes são citadas.

6 – Mapear referências internas de alta relevância

É fundamental para tornar-se uma autoridade em determinado assunto produzirmos relacionado. Com a utilização de uma ferramenta como Google Analytics é possível identificar quais os conteúdos mais visualizados e com menor taxa de rejeição. Com isso é podemos linkar esses conteúdos de maior relevância sempre que possível em outros conteúdos aumentando de forma positiva a experiência de navegação do usuário.

7 – Estrutura do link permanente

A estrutura do link é importante para os resultados orgânicos. O link é um dos itens visualizados pelos usuários nos resultados, por isso a importância da sua estrutura ser coerente com a busca.

A dica é que a estrutura deste link chamado também de link permanente contenha a palavra-chave principal do conteúdo.

Outra dica é que a categoria do assunto também compunha essa estrutura mostrando ao usuário que o assunto pesquisado faz parte de um grupo maior de assuntos.

Ferramentas como o WordPress permitem customizar a estrutura do link permanente. Caso sua plataforma de CMS seja outra consulte o seu desenvolvedor para saber como customizar essa estrutura.

8 – Verificar se o site está com a velocidade de acesso adequada com o uso do Google PageSpeed

O Google estimula o preenchimento dos atributos de imagem. Atributos como alt e o preenchimento da legenda são importantes. Caso uma imagem não seja carregada essas informações garantem um mínimo de informações para o usuário.

Outro motivo importante para uso desses atributos é o tráfego gerado pela busca de imagens do Google. Por isso a importância dos atributos alt e legenda estarem preenchidos com frases que contenham a palavra-chave.

9 – Densidade de conteúdo

Garantir uma densidade maior de conteúdo é muito importante para a estratégia de SEO. Mas isso tem que ser de forma organizada, com estrutura dividida em subtópicos e listas como comentado no início garante um volume maior de conteúdo e diversidade de palavras-chave relacionadas.

Isso também garante profundidade no assunto e quando o conteúdo linka para conteúdos externos e internos de qualidade garante maior credibilidade ao conteúdo e isso ajuda na construção de autoridade também.

10 – CTA’s

CTA é uma chamada para ação. São muito utilizados com gatilhos mentais e podem ser utilizados na criação dos títulos e subtítulos. Links internos e externos também podem ser marcados em bons CTA’s.

Um exemplo para ilustrar o poder de um CTA

Digamos que o título padrão para um conteúdo relacionado a estratégia de SEO para um restaurante seja “Estratégia de SEO para Restaurantes”. Esse título não tem nenhum problema conceitualmente certo?! Mas digamos que você mude ele para “Utilize agora essa estratégia de SEO e atraia mais clientes para o seu Restaurante!” Viu a diferença? A sensação de resultado imediato e aumento de clientes motiva muito mais a leitura do conteúdo, isso é um CTA.

Explore as CTA’s elas podem fazer toda a diferença nos resultados orgânicos. Mas lembre-se, que o conteúdo tem que entregar o prometido, caso contrário o risco de perder credibilidade e autoridade são grande e isso tem grande impacto na taxa de rejeição. O resultado disso é a queda no posicionamento orgânico.

Qualquer outra dúvida pode entrar em contato diretamente comigo pelo e-mail [email protected] ou pelo Skype thiago.blauth.ferreira_1

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *